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Adoçantes

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Quando lançados, os adoçantes eram indicados apenas para pessoas diabéticas ou com restrições alimentares. Com o passar do tempo, passaram a ser usados também por quem deseja ingerir menos açúcar e controlar o peso. E se tornaram frequentes dúvidas como essas: quando e quanto usar? Qual o tipo mais adequado para mim?
Para começar, é preciso entender que adoçantes são compostos por edulcorantes, ou seja, substâncias responsáveis por conferir sabor doce. Existem dois tipos: os adoçantes não calóricos (não possuem calorias) e os adoçantes calóricos. O poder adoçante tem como uma unidade padrão o açúcar sacarose, o famoso açúcar refinado e branquinho que usamos no dia-a-dia. O adoçante pode adoçar cerca de quase duas vezes mais que o açúcar a até 300 vezes mais se considerarmos nas mesmas proporções.
Por isso, precisamos conhecer os tipos de adoçantes para saber qual é o mais indicado para cada pessoa. Vale saber: o adoçante ciclamato e a sacarina são à base de sódio e podem colaborar para o aumento da pressão sanguínea, não sendo indicado para pessoas hipertensas. Durante a gravidez, existem tipos mais seguros, indicados para casos de sobrepeso ou diabetes gestacional.

São adoçantes não calóricos:

Sacarina sódica
É o adoçante artificial mais antigo, foi descoberto em 1897 e usado desde 1900. Sua descoberta foi "à toa" pois o pesquisador em questão descobriu sem querer a substância, experimentando-a. É sintético e extraído de um derivado do petróleo
Adoça aproximadamente 300 vezes mais do que a sacarose
Não causa cáries
Possui sabor residual amargo e metálico
Sua vantagem está em ser estável à altas temperaturas, podendo ser utilizado em preparações quentes
Normalmente combinado com o ciclamato e líquido (transparente)

Ciclamato de sódio
Também é sintético e extraído do petróleo
Seu sabor adoçante é 30 vezes maior do que o açúcar
Muito utilizado em conjunto com a sacarina, principalmente na formulação de bebidas líquidas dietéticas
Também pode deixar um sabor residual amargo

Aspartame
Sintético, produzido a partir de dois aminoácidos naturais (aminoácidos são componentes das proteínas): o ácido aspártico e a fenilalanina
Seu uso está contraindicado para pessoas portadoras de uma doença congênita rara chamada "fenilcetonúria", diagnosticada através do teste do pezinho. Por isso produtos à base de aspartame devem ter sempre indicado nos rótulos: "Atenção: contém fenilalanina"
Adoça cerca de 180 vezes mais do que o açúcar, com a vantagem de não possuir o sabor amargo. A desvantagem é que perde as propriedades de adoçar em altas temperaturas

Acessulfame-K
É um sal de potássio produzido a partir de um ácido da família do ácido acético, o nosso conhecido vinagre
Não é digerido pelo nosso corpo, ou seja, não é metabolizado.
É estável em altas temperaturas e seu poder é de 180 vezes mais doce que o açúcar
Pessoas com deficiência renal e que tem o potássio controlado devem evitar a utilização deste adoçante e de produtos que o contenham

Stévia ou estévia
Edulcorante natural,extraído de uma planta originária na fronteira entre o Brasil e o Paraguai. Os índios faziam chás dessa planta para adoçar os alimentos, daí ela foi descoberta
Seu sabor é de 300 vezes mais doce que o açúcar,pode possuir residual amargo e normalmente está associada com outros tipos de adoçantes

Sucralose
Aprovada pelo FDA - Food and Drug Admnistration - em todas as categorias (General Purpose), JECFA - Joint Expert Committee on Food Additivies e ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária - a sucralose foi estudada por mais de 20 anos. Os estudos têm demonstrado de maneira definitiva que a sucralose é inócua à saúde, mesmo a níveis de consumo muito superiores ao necessário para adoçar, não havendo nenhum tipo de restrição ao seu consumo. Os estudos indicam claramente que a sucralose:
não possui calorias
não causa cáries
não tem efeito na secreção de insulina
não é tóxica


São adoçantes calóricos:

Frutose
Edulcorante natural extraído das frutas e do mel
Contém quatro calorias por grama
Quando ingerida junto com as refeições pode não alterar a glicemia, porém deve ser utilizada com cautela por pessoas diabéticas e/ou com triglicérides elevados
Seu poder adoçante é de 1,8 em relação ao açúcar

Sorbitol e Manitol
São álcoois de açúcar obtidos pela redução da glicose (sorbitol) e frutose(manitol)
Contêm 4 kcal por grama (o mesmo que os carboidratos)
Não causam cáries e por isso são largamente utilizados na produção de goma de mascar
São utilizados por indústrias na elaboração de produtos dietéticos
Podem possuir efeito laxativo


Qual é esta Ingestão Diária Aceitável para cada adoçante?
Sacarina – 5mg/Kg de peso/dia
Ciclamato - 11 mg/kg de peso corporal/dia
Aspartame - 40 mg/ Kg de peso corporal/dia
Acesulfame-k 15mg/kg de peso corporal/dia
Steviosídeo - 5,5 mg/kg de peso corporal/dia
Sucralose - 15 mg/kg de peso corporal.