Óleo de linhaça | Notícias | Farmácia Vitamed | Olímpia-SP
Notícias

Óleo de linhaça

Compartilhe:

O Óleo de Linhaça contém importantes ácidos graxos que proporcionam benefícios à saúde humana. O óleo é retirado das sementes, por prensagem a frio, o que garante a preservação das propriedades medicinais de seus ácidos graxos, preservando sua forma CIS, que é a forma ideal para o uso terapêutico.

DESCRIÇÃO
A Linhaça (Linum usitatissimum L - LINACEAE), é uma das mais antigas plantas cultivadas, e que cresce ao redor do mundo em muitas variedades e formas, cultivada por sua fibra e óleo (2). Os principais componentes do óleo das sementes de linhaça são os ácidos graxos da família Ômega-3, e também os da família Ômega-6, com seus respectivos precursores e derivados, além das lignanas e mucilagem (1, 3).

CONSTITUINTES
Cada 100 mg de óleo extraído das sementes de linhaça contêm aproximadamente:

Ácido Palmítico  6,5 %
Ácido Palmitoléico  0.1 %
Ácido Margárico  0,1%
Ácido Esteárico  5,4%
Ácido Oléico   20,1%
Ácido Linoléico  14,0%
Ácido Araquídico  0,2%
Ácido Gama Linolênico 0,3%
Ácido Alfa Linolênico 53,1%
Ácido Behênico  0,3%

PROPRIEDADES
O Óleo de Linhaça possui os ácidos graxos Ômega-6 e Ômega-3 em uma proporção que é considerada a ideal pela maioria dos pesquisadores, sendo altamente indicado para o reequilíbrio das proporções entre os dois grupos de ácidos graxos Ômega.

EXTRAÇÃO DOS ÓLEOS VEGETAIS
Devido ao aquecimento causado pelo processo industrial convencional de extração dos óleos vegetais, os ácidos graxos essenciais, insaturados, mudam da forma CIS para TRANS. Deste modo, perdem as propriedades exigidas pelo corpo humano. Para evitar essa transformação, o é extraído a frio, sem refino ou adição de quaisquer componentes químicos, preservando a forma CIS, que é a apresentação ideal para o uso terapêutico.

INDICAÇÕES
Na prevenção de doenças cardiovasculares , infarto, e para reduzir os níveis sangüíneos de colesterol.
Também usado no tratamento da hipertensão, depressão, asma, artrite reumatóide e osteoporose.
Ajuda a manter a pele saudável, e fortalece o sistema imune.
Útil na dieta de vegetarianos

POSOLOGIA
Tomar de  1 a 3 cápsulas de 1 g ao dia.